Por Marcos Vinicius
Saúde: O Pé Diabético é uma das complicações mais comuns do Diabetes Mellitus, podendo ter consequências graves, como feridas crônicas, infecções e amputações de membros inferiores. Embora geralmente evitável, essa complicação continua sendo frequente entre os portadores de Diabetes Mellitus.
Para melhorar o atendimento e capacitar os profissionais da rede municipal de saúde, a SMSDC, através do Departamento de Administração e Gestão de Pessoal (DAGP) e da Divisão de Desenvolvimento Pessoal (DDP), realizou uma palestra educativa sobre "Pé Diabético – Prevenção e Tratamento". O evento ocorreu na última segunda-feira, 22 de julho, no auditório da PMDC, com especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular.
Atualmente, o pé diabético é a principal causa de amputação de membros inferiores no país. Portadores da doença em fase descontrolada têm de 15 a 40 vezes mais chances de perder um membro devido às complicações.
Para tratar esses pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde criou o Polo Pé Diabético, com o objetivo de evitar hospitalizações e melhorar a qualidade de vida. O atendimento ao portador de Diabetes Mellitus está disponível em todas as unidades da rede de Atenção Básica (ESFs e UBSs). Conforme a complexidade do caso, o paciente é encaminhado para serviços de complexidade adequada, como no caso do Pé Diabético.
Confira as unidades de saúde referência para o tratamento da Diabetes Mellitus no município:
- Centro Municipal de Saúde (CMSDC)
R. Gen. Gurjão, s/n – Centro.
........
ANÚNCIO
Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário