Polícia Federal |
Por Marcelo Procópio
Policial: Nesta terça-feira (2), agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação em São Paulo para resgatar um grupo de 22 pessoas vítimas de uma rede de aliciamento voltada à exploração sexual. A maioria das vítimas era composta por mulheres transexuais.
As investigações tiveram início após o Ministério dos Povos Indígenas fornecer informações à PF sobre a atuação dessa rede criminosa. Os suspeitos agenciavam, recrutavam e alojavam principalmente mulheres transexuais, utilizando fraudes e ameaças para forçá-las à exploração sexual.
Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou que o tráfico de pessoas frequentemente envolve exploração sexual. Ela ressaltou a vulnerabilidade das mulheres, meninas e da população LGBTQIA+ a essa forma de exploração, enfatizando a necessidade de ações preventivas e de proteção específicas para esses grupos.
De acordo com Marina Bernardes, o caso das 22 vítimas resgatadas durante a Operação Tauéma se enquadra no Protocolo de Palermo como tráfico de pessoas, representando uma grave violação dos direitos humanos.
.........
Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário