quarta-feira, 3 de julho de 2024

Delbra Santos, enfermeira, professora universitária e pré-candidata a vereadora no município Duque de Caxias

 ENTREVISTA



Foto de arquivo: Delbra Santos, pré-candidata a vereadora em Duque de Caxias 

Por Cleide Gama 

Nesta edição, iremos conhecer a trajetória inspiradora de Delbra Santos, enfermeira neonatal e pré-candidata a vereadora em Duque de Caxias. Com uma carreira dedicada à saúde e à educação, Delbra iniciou seu caminho profissional aos 18 anos e se formou em Enfermagem em 1998. Ao longo dos anos, ela se especializou em Enfermagem Neonatal e se destacou no atendimento de alta complexidade, além de atuar na gestão hospitalar em várias instituições.

Nascida e criada em Duque de Caxias, Delbra também tem uma significativa experiência como docente, lecionando na Universidade Estácio de Sá e na Universidade de Nova Iguaçu. Sua motivação para se especializar em neonatologia surgiu da experiência pessoal com a prematuridade de sua filha, o que a levou a querer entender e atuar mais profundamente nesse campo.

Agora, Delbra busca trazer sua dedicação e conhecimento para a política, concorrendo a uma vaga de vereadora. Suas principais propostas incluem a melhoria da saúde para os idosos e a valorização da categoria de enfermagem, com foco em fortalecer a atenção básica e acompanhar as evoluções na área da saúde. Sua candidatura é impulsionada pela vontade de promover mudanças significativas e melhorar a qualidade de vida da população de Duque de Caxias.


O Folhão: É um prazer tê-la conosco hoje. Para começar, poderia nos contar um pouco mais sobre sua trajetória profissional e pessoal até aqui?

Delbra Santos: Nascida em 19/11/66, no Município de Duque de Caxias, moradora inicialmente no bairro Olavo Bilac até meus 29 anos, após junto com meu companheiro no bairro Pilar, onde resido até os dias de hoje. Filha de Maria Pulchéria da Costa Santos e Anízio Leal dos Santos (ambos falecidos). Iniciei minha trajetória profissional aos 18 anos como técnica de enfermagem (por 10 anos) e após este tempo me formei na Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac no ano de 1998. Sempre trabalhando com paciente de alta-complexidade (adulto e infantil). Em 1999 fui admitida para trabalhar na UTI Neonatal de uma unidade pública no Município de Nova Iguaçu, onde permaneci até 2005. Em 2004 inicie minha carreira de docente na Universidade Estácio de Sá (Campus Nova Friburgo), atuando até o ano de 2007. Após este período retornei para assistência integral, trabalhando como enfermeira pediátrica de alta complexidade na UTI Pediátrica e Emergência Pediátrica do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, hoje Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, onde em 2011 fui convidada assumir a gestão da UTI Neonatal da mesma instituição com permanência até a mudança da gestão geral em 2013. 

Em 2010 recebi o convite de assumir a gestão da UTI Neonatal do HGNI (Nova Iguaçu), sendo em 2013 transferida para a Maternidade Municipal Mariana Bulhões, com o fechamento da maternidade no HGNI, onde permaneci na gestão até 2023.

Em 2016 ingressei na Universidade de Nova Iguaçu (UNIG), onde permaneço até a presente data.


FORMAÇÃO E CARREIRA

O Folhão: Você se formou em Enfermagem em 1998 e se especializou em Enfermagem Neonatal em 2003. O que a motivou a escolher essa área específica da saúde?

Delbra Santos: Sempre gostei da área infantil, mas o que me motivou a me aprofundar no mundo neonatal, foi que minha primeira filha foi prematura e passei a querer entender de forma mais específica este mundo tão pequeno e complexo.


O Folhão: Atuando na área de neonatologia e pediatria há tantos anos, quais foram os maiores desafios que você enfrentou e como conseguiu superá-los?

Delbra Santos: Os maiores desafios, foram compartilhar com os pais e familiares dos recém-nascidos que prestava assistência o sofrimento de ver seus filhos tão esperados internados e passando por tantas intercorrências. E a superação era ver que nosso dedicado trabalho contribuiu para que aqueles pequenos seres fossem para suas famílias saudáveis.


O Folhão: Como docente na Universidade Unig, quais são os principais ensinamentos que você procura passar para seus alunos de enfermagem?

Delbra Santos: O principal é entender que cuidamos sempre do amor de alguém. Agregar sempre conhecimento, pois trabalhamos com vida e necessitamos sempre acompanhar as evoluções referente a nossa profissão. Respeitar o próximo e cuidar sempre como gostaríamos de ser cuidado.


GESTÃO HOSPITALAR

O Folhão: Você atuou como gestora hospitalar na área neonatal por 13 anos. Poderia compartilhar alguma experiência marcante dessa época?

Delbra Santos: Em 2011 quando participei da elaboração e implementação do Projeto Cegonha da maternidade que trabalhava, onde adquiri conhecimento que foram transmitidos para o meu grupo de trabalho e podemos observar a melhora da qualidade da assistência perinatal.


O Folhão: Quais foram as maiores lições que você aprendeu enquanto gestora e como elas podem ser aplicadas efetivamente por um vereador(a)?

Delbra Santos: Ser perseverante, saber ouvir e nunca desistir de seus objetivos.


O Folhão: Esta é a sua primeira participação em um processo eleitoral. O que a motivou a entrar para a política neste momento?

Delbra Santos: Necessidade de mudanças de paradigmas, necessidade de movimento.


O Folhão: Você mencionou duas vertentes principais para sua pré-candidatura: a melhora de saúde para os idosos e a representação da categoria de enfermagem. Pode nos explicar mais detalhadamente suas ideias para essas áreas?

Delbra Santos: A população de idoso no nosso pais cresceu cerca de 14% em menos de 30 anos, onde observamos uma inversão na pirâmide etária. Precisamos adotar estratégias de qualidade de assistência a saúde na atenção básica, média e alta complexidade com vista no envelhecimento ativo. Quanto a enfermagem melhora na qualidade trabalhista e respeito profissional.


O Folhão: Como você pretende conciliar sua carreira na enfermagem e na docência com suas possíveis responsabilidades na política?

Delbra Santos: Meus compromisso de enfermeira e docente são noturnos, não irão interferir nas demandas de um eventual cargo eletivo.


SAUDE E ENFERMAGEM

O Folhão: A saúde dos idosos é uma de suas prioridades. Que medidas específicas você acredita serem necessárias para melhorar o atendimento a essa população em Duque de Caxias?

Delbra Santos: Implementação da ESF (Estratégia da Saúde da Família) atuante no município.


O Folhão: Em relação à categoria de enfermagem, quais são as principais demandas dos profissionais que precisam ser defendidas na Câmara Municipal?

Delbra Santos: Fiscalizar os contratos realizados com as OS para a garantia do pagamento dos profissionais da saúde.


O Folhão: Como você avalia a situação atual da saúde pública em Duque de Caxias e quais são suas sugestões para melhorias?

Delbra Santos: Em suma a saúde pública em Duque de Caxias não é ruim, precisamos melhorar e fortalecer a atenção básica e o acesso a população. A todas as unidades de atendimento. Principalmente aos especializados.


PERSPECTIVAS PESSOAIS E FUTURAS

O Folhão: Como mãe de quatro filhos, sendo dois biológicos e dois do coração, de que forma sua experiência pessoal influencia sua visão sobre políticas públicas voltadas para a família e a infância?

Delbra Santos: Através da vivência e experiências adquiridas ao longo dos anos.


O Folhão: Digamos que superes a pré-campanha e no processo eleitoral seja eleita, quais serão suas primeiras ações no cargo de vereadora?

Delbra Santos: Conhecer efetivamente o cenário político, social e econômico do município. Pois sem conhecimento não conseguimos caminhar. De poder desse conhecimento começar a implementar propostas e mudanças sempre ouvindo os anseios da nossa população nos quatro cantos do município.


O Folhão: Obrigado por sua participação, Delbra. Desejamos sucesso em sua pré-campanha. Você gostaria de acrescentar algo mais ou enviar uma mensagem final aos leitores do Folhão?

Delbra Santos: primeiramente agradecer a oportunidade de poder entrar na casa de cada um; depois dizer que trabalharei com afinco para uma real melhora na assistência a saúde da população de Duque de Caxias.


Esta entrevista tem o objetivo de explorar detalhadamente a trajetória, motivações e propostas de Delbra Santos, proporcionando uma visão clara e completa para os leitores sobre sua pré-candidatura a vereadora em Duque de Caxias.

.......

ANÚNCIO 

Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tráfico se Reinventa: Facções Expandem Controle Além das Favelas na Zona Norte do Rio

Foto de arquivo: Megaoperação policial combate o crime na Penha... (Fonte Extra). Por Marcelo Procópio  Policial:  O domínio territorial das...