Imagem de divulgação, Portal Gov Br |
Por Cleide Gama
Rio de Janeiro - O Detran.RJ iniciou hoje a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para todas as idades. A primeira via do documento é gratuita e não requer pagamento de taxas ou Duda.
Características e Benefícios do Novo Documento
A nova carteira utiliza o CPF como único número de identificação, visando a dificultar fraudes. Esta CIN possui um QR Code para verificar a autenticidade do documento e identificar se ele foi furtado, clonado ou extraviado. Esse novo documento evita a duplicidade de registros e combate fraudes.
A CIN também incorpora elementos gráficos que dificultam a falsificação e um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ (Zona Legível por Máquina), que facilita o uso da identidade como documento de viagem em terminais de autoatendimento nos aeroportos.
Histórico e Futuro da Implementação
A emissão da CIN começou em janeiro de 2023, inicialmente escalonada por idade. A obrigatoriedade do novo documento em todo o território nacional está prevista para 2032, com exceção de idosos a partir de 60 anos, que poderão manter a antiga carteira de identidade. Até o momento, já foram produzidas 659.283 carteiras no estado do Rio de Janeiro.
Como Emitir a Nova Carteira de Identidade
Para obter a CIN, é necessário agendar o serviço no site do Detran.RJ ou pelo teleatendimento nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041, ou (21) 3460-4042. No dia agendado, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Aqueles que não possuem CPF podem obtê-lo pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
Dados Opcionais
A CIN permite a inclusão de dados opcionais, como:
- PIS, PASEP ou NIS
- CNS ou SUS
- Título de Eleitor
- Identidade Profissional
- CTPS
- CNH
- Certificado Militar
- Tipo Sanguíneo e Fator RH
Os interessados devem apresentar o documento original ou cópia autenticada da informação que desejam incluir.
Para mais informações, consulte o site do Detran.RJ ou entre em contato pelos números de teleatendimento.
Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário