Foto de Arquivo: Agência da Previdência Social |
Previdência: Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos não autorizados de mensalidades associativas no mês de abril começam a receber os valores de volta a partir desta segunda-feira (26). Ao todo, serão devolvidos R$ 292 milhões diretamente na conta dos beneficiários, sem a necessidade de qualquer solicitação.
O INSS explicou que, embora tenha suspendido esses descontos no fim de abril, os pagamentos já estavam processados, o que levou à cobrança indevida entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Por ordem do governo federal, os valores não foram repassados às associações e estão sendo estornados junto com os pagamentos dos benefícios referentes ao período de 26 de maio a 6 de junho.
O instituto reforça que o segurado não precisa realizar nenhum procedimento para receber a devolução e alerta sobre tentativas de golpe. As informações oficiais estão disponíveis exclusivamente pelo portal Meu INSS e pelo telefone 135.
Quem sofreu descontos indevidos antes de abril pode solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou central telefônica. Nesses casos, o INSS exige que a associação apresente o documento que comprove a autorização do desconto. Caso não apresente, a entidade deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo meio de pagamento da aposentadoria ou pensão.
Além disso, desde sexta-feira, uma nova regra de segurança está em vigor para empréstimos consignados: todos os aposentados e pensionistas precisam fazer a validação biométrica pelo Meu INSS antes de autorizar qualquer desconto de parcelas no benefício. A medida visa proteger os segurados contra fraudes e empréstimos não autorizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário