![]() |
| Penitenciária Laércio da Costa Peregrino, Bangu 1, no Complexo de presídios na Zona Oeste do Rio de Janeiro - reprodução |
Por Marcos Vinicius
Segurança Pública: Na segunda-feira (24), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) decidiu proibir as visitas no Presídio Nelson Hungria — o chamado “Bangu 7” — e afastou preventivamente a direção da unidade. A medida veio depois que uma mulher, identificada como Maria Carolina Primo Ferreira, tentou entrar no presídio com uma carga maciça de celulares e entorpecentes.
Durante uma vistoria de rotina pelo scanner na portaria — feita por policiais penais do Grupamento de Portaria Unificada (GPU) — foram detectadas sacolas suspeitas que passaram duas vezes pelo aparelho. Ao ser conferido, os agentes encontraram: 130 aparelhos celulares, 17 kg de maconha, 3,5 kg de cocaína, 80 pedras de crack, 185 g de haxixe e 50 chips de telefonia.
Percebendo a ação dos agentes, a mulher fugiu antes da abordagem. A SEAP já mobiliza equipes para localizá-la.
Com a gravidade do caso, a SEAP determinou o afastamento imediato do diretor, subdiretor e chefe de segurança da unidade — medida preventiva para apurar se houve falha ou conivência institucional. A corregedoria abriu procedimento administrativo para investigar responsabilidades e uma intervenção operacional foi decretada no presídio.
Além disso, quatro presos apontados como líderes da facção criminal conhecida como Povo de Israel foram transferidos do Bangu 7 para o Bangu 1 — numa tentativa de conter o domínio de facções criminosas dentro do sistema prisional.
Com este episódio, fica claro que, mesmo em unidades de segurança máxima como as do Complexo Penitenciário de Gericinó, persistem riscos de infiltração de armas, drogas e comunicação clandestina — o que exige fiscalização rigorosa, responsabilidade administrativa e transparência. A suspensão das visitas é um alerta para familiares de detentos e sociedade sobre o tamanho do desafio no combate ao crime mesmo dentro das prisões.
.........
Anúncio, Divulgação
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário