.jpeg)
Renato Rabelo morre aos 83 anos - foto de reprodução PCdoB
Por Marcos Vinicius| Redação Jornal O Folhão
Luto: O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou neste domingo (15) a morte de Renato Rabelo, aos 83 anos. Baiano, Rabelo é apontado pela legenda como um dos mais importantes dirigentes de sua história e figura central na trajetória recente do partido.
Renato Rabelo presidiu o PCdoB entre 2001 e 2015, período em que a sigla buscou ampliar sua inserção institucional, fortalecer sua presença no Congresso Nacional e participar ativamente do debate político nacional. Sob sua liderança, o partido consolidou alianças, ampliou a atuação em governos estaduais e municipais e reforçou vínculos com movimentos sociais e sindicais.
Nos últimos três anos, Rabelo estava afastado da vida pública, dedicando-se aos cuidados com a saúde. Segundo informações divulgadas pelo partido, ele enfrentava a evolução de uma doença degenerativa, que se agravou nos últimos meses.
Além da atuação partidária, Renato Rabelo foi reconhecido como formulador político e intelectual orgânico da esquerda brasileira. Seus textos e intervenções abordaram temas como desenvolvimento nacional, soberania, democracia e o papel do Estado na redução das desigualdades sociais. Para aliados e militantes, sua trajetória foi marcada pela coerência ideológica e pela defesa permanente do regime democrático.
Em nota oficial, o PCdoB lamentou a morte do ex-presidente e destacou seu “compromisso histórico com o povo brasileiro e com a luta por um país mais justo e soberano”. Mensagens de pesar também foram divulgadas por lideranças políticas e sociais de diferentes correntes, que ressaltaram o papel de Rabelo no diálogo político e na construção institucional do partido.
O PCdoB informou que os detalhes sobre o velório e as homenagens oficiais a Renato Rabelo serão divulgados nas próximas horas.
..................
Anúncio, Divulgação

Nenhum comentário:
Postar um comentário