quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Estação Abandonada: Promessa Não Cumprida na Zona Norte do Rio Revela Falhas e Frustração

Foto de arquivo 

Por Marcelo Procópio 

Transportes: Quem passa pela Linha Amarela e acessa a alça em direção ao Norte Shopping não pode deixar de perceber uma estrutura imponente, mas inacabada, que se deteriora visivelmente com o tempo. Trata-se da Estação Walmart, uma obra iniciada no início dos anos 2000, que deveria ter facilitado o transporte público na região e conectado melhor o fluxo de passageiros à área comercial. Contudo, a estação, que está praticamente finalizada, jamais foi operada pela Supervia, permanecendo inutilizada e esquecida.

Situada estrategicamente entre as estações Del Castilho e Pilares, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Estação Walmart foi projetada para integrar o Ramal Belford Roxo, um dos mais problemáticos e sucateados de toda a rede da Supervia. A construção da estação foi concluída em 2002, resultado de uma parceria entre a Supervia e o Walmart, na época uma das maiores redes de varejo no Brasil, com uma loja âncora no Power Center Linha Amarela até seu fechamento em 2020. A proposta era clara: o Walmart se comprometeu a construir a estação como parte de um acordo de contrapartida que incluía a inauguração de duas lojas na região, enquanto a Supervia deveria operar a estação, o que nunca aconteceu.

No interior da estrutura, é possível observar plataformas prontas, coberturas, roletas instaladas e até elevadores preparados para atender pessoas com deficiência. No entanto, a estação nunca foi equipada com as passarelas necessárias para permitir o acesso dos passageiros, um detalhe muito importante que acabou por condenar o projeto ao abandono.

A ausência de operação da estação gera indignação e frustração entre os moradores da região, que se sentem desamparados. “É um absurdo que uma obra desse porte fique parada por tanto tempo. Parece que esqueceram de nós aqui na Zona Norte. Seria uma alternativa importante para quem trabalha e precisa se deslocar para outras áreas da cidade”, reclama José Almeida, residente em Pilares. 

Além do descaso com a infraestrutura pública, a área ao redor da estação foi se tornando cada vez mais degradada, com o aumento do tráfico de drogas e a construção desordenada de casas irregulares. Sem explicações oficiais, a Supervia permanece em silêncio sobre os motivos que impediram a abertura da estação, o que apenas intensifica o sentimento de abandono na comunidade.

Especialistas em urbanismo e transporte público criticam a falta de planejamento e execução. "É uma falha grave, tanto no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos públicos quanto à gestão das concessões. O projeto foi mal pensado e, pior ainda, mal implementado. Isso impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores da região", comenta a urbanista Maria Souza.

Se estivesse operando, a estação poderia ter revolucionado o acesso ao Norte Shopping, de maneira semelhante ao que ocorre com as estações próximas ao Nova América, e ainda beneficiaria os moradores de bairros como Pilares, Engenho de Dentro, e Abolição, oferecendo uma nova opção de transporte público em uma região carente de infraestrutura adequada. O que resta agora é a visão de uma promessa não cumprida, que se deteriora a cada dia, enquanto a população segue aguardando respostas e soluções que nunca chegam.

.............

ANÚNCIO 


Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tráfico se Reinventa: Facções Expandem Controle Além das Favelas na Zona Norte do Rio

Foto de arquivo: Megaoperação policial combate o crime na Penha... (Fonte Extra). Por Marcelo Procópio  Policial:  O domínio territorial das...